- Voltar

MENSAGEM DA SEMANA
20“Vou enviar um anjo que vá à tua frente, que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que te preparei. 21Respeita-o e ouve a sua voz. Não lhe sejas rebelde, porque não suportará as vossas transgressões, e nele está o meu nome. Ex 23, 20
— O Senhor deu uma ordem aos seus Anjos, para em todos os caminhos te guardarem. Sl 90
10Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus”. Mt 18, 10
62Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”. Lc 9, 62
2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos”. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Lc 10
1O Senhor respondeu a Jó, do meio da tempestade, e disse: 12 “Alguma vez na vida deste ordens à manhã, ou indicaste à aurora o seu lugar, 13 para que ela apanhe a terra pelos quatro cantos, e sejam dela sacudidos os malfeitores? Jo 38,
10Será que eu estou buscando a aprovação dos homens ou a aprovação de Deus? Ou estou procurando agradar aos homens? Se eu ainda estivesse preocupado em agradar aos homens, não seria servo de Cristo. Gl 1, 10
Caríssimos irmãos,
Que a “Patrona Universal das Missões Católicas”, Santa Teresinha do Menino Jesus, alcance para nós um coração semelhante ao dela, abrasado de amor por Jesus e ávido de anunciar as maravilhas do Senhor.
Que possamos tornar realidade as palavras do Salmista: “Publicai as maravilhas do Senhor, não esqueçais de nenhum de Seus favores!”
Façamos juntos essa oração:
“ Lembrai-vos, ó Santa Terezinha, que prometestes passar o vosso céu fazendo o bem à terra, até ver completo o número dos eleitos. Cumpri em nós a vossa promessa: sede nossa proteção na travessia desta vida, até que nos vejais no céu, ao vosso lado, cantando o amor misericordioso de Jesus. Amém”
Junto com essa santinha tão querida e que nos tem alcançado tantas graças, celebramos também a Santa da misericórdia. A Santa responsável pela divulgação de Jesus Misericordioso, por meio da oração do Terço da Misericórdia, Santa Faustina.
Nossa Igreja tem esses tesouros e cremos na intercessão dos santos. Podemos e até devemos recorrer à valiosa ajuda deles e, nesse mes de outubro, temos uma verdadeira “tropa de elite” à nossa disposição: Nossa Senhora Aparecida, nossos Santos Anjos da Guarda, São Francisco de Assis, Santa Terezinha, Santa Faustina e até uma Santo brasileiro, São Antonio de Sant’Ana Galvão.
O que não quer dizer que só pediremos seu auxílio nesse mes...mas, devido às celebrações, levamos de presente um pouco de conhecimento a respeito da vida de cada um deles e a partir daí, talvez surgir uma devoção nova em nossa caminhada.
Nosso Pai Criador usa de múltiplos artifícios para que percebamos o quanto Ele está presente ao nosso lado, passo a passo, amparando-nos, guiando-nos, protegendo-nos e, o que é mais impressionante, respeitando a liberdade que nos deu.
Ele nos ama e pronto. Sem esperar troco. E sofre quando sofremos, principalmente se o fazemos sem notar que estamos passando pela tribulação por estarmos desatentos, distraidos e nos deixando guiar por verdades muito diferentes da que Ele nos deixou , a verdade contida na Sagrada Escritura, o Magistério da Igreja, a Tradição da Igreja.
A devoção aos santos é importante também nesse aspecto, pois constantemente nos remete à Palavra, à prática da oração diária, a experiência pessoal com a misericórdia divina.
Que eles nos acompanhem nessa pequena meditação em que nos preparamos para a missão dessa segunda-feira e nos tornemos eficientes portadores das bênçãos do céu à familia que visitaremos.
O primeiro trecho que destacamos para nossa reflexão foi tirada do Livro do Êxodo,cap 23, versículo 20. Essa passagem foi mencionada no dia dos Santos Anjos da Guarda, no dia 02.
Trata-se de mais uma das promessas do Pai para nós. E Nele nós sabemos que podemos confiar e esperar.
Você às vezes se sente sozinho, desamparado e não encontra eco para suas queixas, nem um bom ouvido com quem partilhar suas tristezas ou até as alegrias?
Nosso Deus é fiel em suas promessas e pelo que lemos nessas palavras, nós não estamos sós nunca! O Pai colocou um de Seus anjos para caminhar à nossa frente, para nos abrir o caminho certo, aquele que nos levará ao lugar que Ele reservou para nós.
Quantas vezes ficamos como que patinando em uma direção, lutando para avançar, gastando muita energia mesmo e a impressão que temos é de que há uma força contrária, algo que tenta nos impedir de ir naquela direção.
Nessa hora, a melhor coisa a fazer é dar uma parada técnica. Rever a estratégia utilizada e apresentá-la ao Senhor. E com simplicidade perguntar em que erramos, o que nos falta ou se essa é de fato a vontade Dele pra nós.
Nosso reflexo é sempre pensar que o inimigo está a nos atrapalhar. Só a presença do Espirito Santo poderá nos esclarecer. Peçamos a Ele que nos derrame sabedoria e discernimento para encontrarmos a solução que agrada a Deus. E para enterdermos, o quanto antes, se o que está nos travando é a mão do Santo Anjo lutando para nos recolocar nos trilhos traçados por Deus ou se é mais uma cilada de satanás.
Ainda sobre esse versículo, que o nosso coração se alegre porque além de nos garantir um lugar abençoado, o Senhor ainda nos deu a proteção suficiente para chegarmos ao destino que Ele deseja.
O versículo do Salmo 90, vem reiterar as palavras do Livro do Exodo: — O Senhor deu uma ordem aos seus Anjos, para em todos os caminhos te guardarem. Sl 90
Aceite esse oferecimento do Senhor, é inteiramente de graça, a alegria do pai é nos ver aceitar os seus presentes e mais ainda, nos ver utilizando-os!
Irmãos amados, aprendemos que o dom mais precioso que recebemos do Pai é o momento presente, pois o que passou já está fora de controle e o que virá pertence exclusivamente a Deus. A mim, cabe decidir viver esse momento de forma a ser agradável a Deus.
Gastar o tempo assistindo “replay” e se condenando por não ter agido diferente, é um grande desperdício da graça de Deus.
Para isso São Lucas registra em seu Evangelho esse episódio em que Jesus nos adverte:
62Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”. Lc 9, 62
Ou seja, no Reino de Deus não se entra de ré...
Você já conversou com alguém e percebeu que a pessoa não estava nem um pouquinho interessada no que voce estava dizendo? Aparentava uma preocupação e precisava pedir que voce repetisse algumas coisas? Depois de um tempinho, como voce se sentiu? Provavelmente irritado por ter que repetir algo a alguém que nem parecia interessado em seu assunto e aí voce naturalmente desiste do tal diálogo.
Assim nos comportamos com o Senhor, quando estamos mais preocupados com os fatos do passado, com as cicatrizes ou feridasainda abertas. Por mais que Ele tente nos falar, nos aconselhar, nos dar colo, não conseguimos Lhe dar a devida atenção...
Ainda bem que Ele não se irrita, tampouco desiste. E se decidimos aceitar sua ajuda, imediatamente estende as mãos (chagadas ) e nos faz recordar que carregou sobre Si as nossas dores.
Ele e só Ele pode fazer novas todas as coisas...
Aproveite esse breve instante para tirar os fardos inúteis das costas e entregar a quem pode carregar. E se dê a alegria de recomeçar – é o Senhor quem quer reanimá-lo e lhe garantir que há jeito sim!
Coragem! Agarre essa mão chagada que lhe foi estendida e apoiada nela levante-se! E arrisque um primeiro passo! Seja livre de novo, em nome de Jesus!!!!
Da liturgia de hoje destacamos esse trechinho da Carta de São Paulo aos Gálatas, cap 1. Vers 10. É uma indagação que frequentemente grita dentro de nós.
O aplauso, o reconhecimento, o sentir-se aceito, aprovado, faz com que o ser humano se alegre. Fica orgulhoso de si mesmo. Mas até que ponto esse reconhecimento faz bem ao homem?
Muitas vezes o elogio faz brotar a vaidade e a vaidade é porta aberta para outros sentimentos que fatalmente desagradarão a Deus. Vem em seguida a preprotência e sua prima-irmã arrogância. E logo nos sentimos bem auto-suficientes. Enfim, “eu me basto”... sabemos o fim dessa historinha.
Para quem fez a oprção por pertencer a Jesus e abraçar Sua causa, constantemente provocará críticas, despertará inimizades e incomodará à sua volta.
E terá que conviver com acusações injustas e divergências sem reagir, pois a quem queremos agradar é que sairá em nossa defesa.
Não sei que tipo de tribulações está tendo que enfrentar caro irmão, mas seja qual for, tome essa palavra de São Paulo e reflita antes de tomar qualquer atitude em sua defesa:
10Será que eu estou buscando a aprovação dos homens ou a aprovação de Deus? Ou estou procurando agradar aos homens? Se eu ainda estivesse preocupado em agradar aos homens, não seria servo de Cristo. Gl 1, 10
Que os Santos Anjos nos acompanhem logo mais à noite, à casa da familia que a Pastoral Terço em Família irá visitar. Sabemos que Nossa Mãezinha está à frente e recomendando cada um de nós a Jesus e já apresentando a Ele as necessidades de seus filhos.
Peço que intercedam para que tudo flua conforme a vontade de Deus e possamos ser dóceis ao comando do Espírito Santo.
Como de costume, sairemos em caravana da Catedral Rainha da Paz logo após a Santa Missa, onde recebemos o alimento que iremos distribuir.
REZEM REZEM INTERCEDAM INTERCEDAM
BJUS NO CORAÇÃO
JACYRA