Terço em Família




Mensagem da Semana
  • Voltar






01/10/2012
Ó Farol luminoso do amor eu sei como chegar a Ti, encontrei o segredo de me apropriar de tua chama. Santa Teresinha




Mensagem da Semana


Santa Teresinha, Rogai por nós!


5A Palavra de Deus é comprovada. Ele é um escudo para os que nele se abrigam. 6Não acrescentes nada às suas palavras, para que ele não te repreenda e passes por mentiroso! Pr 30, 5 -6

1Tudo tem seu tempo. Há um momento oportuno para tudo o que acontece debaixo do céu. 10Observei a tarefa que Deus impôs aos homens, para que nela se ocupassem. 11As coisas que ele fez são todas boas no tempo oportuno. Além disso, ele dispôs que fossem permanentes; no entanto o homem jamais chega a conhecer o princípio e o fim da ação que Deus realiza. Ecl 3, 1.10 – 11

7Houve uma batalha no céu: Miguel e seus anjos guerrearam contra o Dragão. O Dragão lutou juntamente com os seus anjos, 8mas foi derrotado, e não se encontrou mais o seu lugar no céu. 9E foi expulso o grande Dragão, a antiga Serpente, que é chamado Diabo e Satanás, o sedutor do mundo inteiro. Ele foi expulso para a terra, e os seus anjos foram expulsos com ele. Ap 12, 7 – 9

29Moisés respondeu: “Tens ciúmes de mim? Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta e que o Senhor lhe concedesse o seu espírito!” Dn 7, 29

39Jesus disse: “Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. 40Quem não é contra nós é a nosso favor. Mc 9, 39 - 40



Caríssimos irmãos,

 

Ao iniciar a Carta aos Efésios, São Paulo se dirige aos cristãos de Éfeso e aos que crêem em Jesus Cristo. Portanto amados, ele fala a cada um de nós em particular, sim, a nós que, embora cambaleantes ainda, cremos em Jesus.

 

São Paulo escreveu pra você que caminha conosco toda segunda-feira, levando às familias o testemunho do que temos vivido e  com simplicidade, mas com muita sinceridade, abrimos nosso coração e anunciamos o que Jesus tem realizado em nossas vidas e pode também realizar na deles , se assim o desejarem.

 

E no capítulo 6, no trecho da “armadura do Cristão”, vemos lá no versículo 17 o seguinte: “Tomai,  enfim, o capacete da salvação e a espada do Espirito, isto é, a palavra de Deus.

Durante todo o mes de setembro a Igreja direcionou seus holofotes para a Sagrada Escritura, pretendendo com essa atitude fazer com que os cristãos compreendam ( ou pelo menos despertem para)a necessidade de conhecer a Palavra de Deus,  para aprenderem a manuseá-la e tomarem gosto  pela leiutra orante.

 

E ao encerrarmos o Mês da Bílbia, gostaria de deixar esse versículo da Carta aos Efésios  como um convite aos irmãos para enveredarmos de uma vez por todas nessa atividade, indispensável a um servo do Senhor: a arte da esgrima. Nos dicionários encontramos a descrição: “esporte de combate em que os competidores utilizam arma branca (florete, sabre e espada).

 

No nosso caso não se trata extamente de um esporte...mas exige habilidade e muito, mas muito mesmo, exercício. Empunhar a espada do Espírito, pois é essa arma que o Senhor coloca em nossas mãos quando realmente decidimos vestir a Armadura do Cristão. E uma amardura não é exatamente uma vestimenta para esporte ou uma roupa de dormir.

 

Temos esse desafio pela frente: criar intimidade com a palavra de Deus, por meio do conhecimento da Sagrada Escritura, cujo entendimento só se dará para nós com a ajuda do Espirito Santo. Afinal, a espada é Dele.

É o Espírito Santo que pacientemente vai nos colocando na boca as porções adequadas ao nosso tamanho e idade. Ele sabe que tipo de alimento, vitamina, nutrientes enfim, nos são mais necessários naquele momento. E como se fosse desembrulhando um grande pacote, composto de vários outros menores e bem embalados,assim Ele vai um a um, abrindo e apresentando à nós, revelando seu  conteudo e nos mostrando a beleza e o poder que estão escondidos na Palavra de Deus.

 

A exemplo daquela viuva impertinente sejamos  também insistentes, pedindo, rogando, suplicando que o Espírito Santo venha sobre nós abrasando nossos corações e nos fazendo sentir sede dessa Fonte do Céu.

Amados irmãos, falamos de arma e de combate e São Miguel Arcanjo se faz presente, ele que está continuamente em alerta pronto a nos dar socorro em toda dificuldade e quando, por motivos vários, nos tornamos alvo de satanás e de suas armadilhas vis e traiçoeiras.

 

Espero que tenham reverenciado esse nosso protetor fazendo a Quaresma em sua homenagem, que se encerrou nesse sábado, 29 de setembro, com a grande festa pelo dia dos Arcanjos Miguel, Gabriel  e Rafael.

 

Mas para os devotos dos Santos Anjos, todo dia é dia de rezar com e para eles. Coloquemo-nos sob a proteção deles para que combatam o mal que não somos capazes de perceber com nossas capacidades humanas. Confiemos na presença deles sempre, a começar por nosso Anjo da Guarda , que muitas vezes não tem como realizar seu trabalho de nos proteger e manter no caminho traçado por Deus, porque nós não permitimos sua ação: descrendo nele, ou achando que isso é coisa de  criança, ou desprezando seus serviços (até por desconhecer em que ele pode intervir). Poi saibam que eles são seres superiores a nós, tem força e poder que sequere somos capazes de imaginar.

 

Sugiro que leiam a vida de Padre Pio e de São João Bosco para admirarem como esses santos se relacionavam com os seus próprios Anjos e até  com os Anjos alheios!

 

Que nessa noite,  em que estaremos visitando mais uma família em nome  do Senhor e de Nossa Senhora Rainha da Paz, convoquemos a ajuda deles para que possamos elevar a Deus um Canto de Louvor que Lhe seja agradável e queLhe seja levado, até Seu Trono,  por esses amigos queridos e que tem essa possibilidade de nos fazer esse favor.

 

Impossível deixar de falar nessa Santinha tão amada por esse mundo afora, que em tão curta existência, pode atingir um grau de intimidade com Deus tão profundo, a ponto de ter se tornado Doutora da Igreja: Santa Teresinha do Menino Jesus.

Ela sentiu o chamado de Deus ainda muito pequena e já era um sinal de que se tratava de alguém  cujo coraçãora era tomado pela presença do Espirito Santo: “Ó Jesus meu Amor, minha vocação, enfim , eu a  encontrei , minha vocação é o Amor!” E ela mesma dizia que queria viver no Céu, fazendo o bem aos da terra. E de fato é o que tem feito, pois vemos que é uma Santa que tem uma legião muitos devotos, devido a quantidade de graças alcançadas por sua intercessão.

 

É também Patrona Universal  das Missões  e intercessora dos missionários sacerdotes e pecadores que não conhecem a Jesus.

 

Peçamos a Santa Teresinha a graça de praticar o desapego dos bens materiais e o gosto sincero pela simplicidade, virtudes que nos deixarão mais livres para viver e desfrutar dos bens eternos.

 

Dentre as pérolas que colhemos na liturgia dessa semana, gostaria de comentar hoje apenas o trchinho do Livro do Eclesiastes, a respeito do tempo. Os demais deixo para que os irmãos façam sua reflexão individual e, em outra opórtunidade, partilhem conosco o fruto daí obtidos.

 

Somos convidados a ter um novo olhar para o tempo. Há um tempo para cada coisa, nos diz a Sagrada Escritura. Mas eis aí um advesário (qdo assim o tratamos) duro de lidar: tempo. Por mais que tentemos o agarrar pelos cabelos, ele sempre nos escapa por entre os dedos...

E ele passa por nós muito senhor da situação. E em lugar de estabelecermos com ele uma  parceria, para descobrirmos juntos a riqueza de cada tempo, insistimos em querer encarcerá-lo em uma jaula, feita por mãos humanas. O tempo jamais se submeterá a qualquer prisão fabricada pelas mãos do homem, porque ele é de outra natureza. E só será desafiado por “alguém” também de sua natureza.

A Escritura nos traz nesse pequeno trecho essa realidade de que precisamos buscar óculos especiais para enxergarmos o que o Senhor escreveu em cada tempo para nós.

Me lembrou uma brincadeira de criança que escrevíamos com limão em um papel. Aparentemente não havia nada escrito...mas com o recurso certo, podíamos revelar todo o texto.

Penso que assim o Senhor deseja fazer conosco: Ele próprio quer colocar em nossos olhos a lente que nos revelará cada etapa, cada capítulo a ser vivido, compreendido.

Lamentamos os fatos e o som de nossa murmuração impede de ouvir o que o Senhor está a repetir ao pé de nosso ouvido. Deixamos de apreciar tantas coisas porque estamos presos ao nosso relógio. Quando isso ocorrer, farei tal coisa. Isso não era hora de acontecer esse fato. Como está demorando a chegar o verão, comoestá frio o inverno, queria comer a fruta cuja tempo será só daqui a tres meses.

E seguimos duelando com o tempo.

Mas lembrem-se, não sou eu quem está dizendo, é o Senhor: 11As coisas que ele fez são todas boas no tempo oportuno. Além disso, ele dispôs que fossem permanentes; no entanto o homem jamais chega a conhecer o princípio e o fim da ação que Deus realiza. Ecl 3.

 

 

Amados irmãos, preparemo-nos para nossa oração dessa noite, em que seremos canais de graça para a família de Mara e Tavares, tanto mais livres e desobstruidos,quanto desejarmos, visando o bem dessa familia.

Bom seria se todos pudessem participar conosco da Santa Missa de preparação que acontece todas as segundas-feiras, às 19 h, na Catedral. Enquanto isso não ocorre, pedimos que intercedam em favor dessa noite, da melhor forma que puderem.

REZEM  REZEM INTERCEDAM INTERCEDAM

BJUS NO CORAÇÃO

JACYRA

 





Artigo Visto: 2136