Terço em Família




Mensagem da Semana
  • Voltar






16/07/2012
”. 8Ouvi a voz do Senhor que dizia: “Quem enviarei? Quem irá por nós? Eu respondi: “Aqui estou! Envia-me”. Is 6, 6-8




MENSAGEM DA SEMANA



— BENDITA SEJAIS, Ó VIRGEM MARIA; TROUXESTES NO VENTRE A PALAVRA ETERNA! Lc 1
NOSSA SENHORA DO CARMO, ROGAI POR NÓS!

6Nisto, um dos serafins voou para mim, tendo na mão uma brasa, que retirara do altar com uma tenaz, 7e tocou minha boca, dizendo: “Assim que isto tocou teus lábios, desapareceu tua culpa, e teu pecado está perdoado”. 8Ouvi a voz do Senhor que dizia: “Quem enviarei? Quem irá por nós? Eu respondi: “Aqui estou! Envia-me”. Is 6, 6-8

37“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!” Mt 9,

1Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar os espíritos maus e de curar todo tipo de doença e enfermidade. Mt 10,1

8cMeu coração comove-se no íntimo e arde de compaixão. 9Não darei largas à minha ira, não voltarei a destruir Efraim, eu sou Deus, e não homem; o santo no meio de vós, e não me servirei do terror”. Os 11,8-9

49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. Mt 12,49-50

Caríssimos irmãos,

3Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nos abençoou com toda a bênção do seu Espírito em virtude de nossa união com Cristo, no céu.Ef 1,3
E que essa bênção nos mantenha mais e mais unidos a Cristo, abrasando nossos corações e nos encorajando a confirmar essa pertença: “Sou de Jesus, Maria é minha Mãe.”

E que Nossa Mãe se compadeça de nossas fragilidades e nos proteja da sedução das coisas do mundo, nos defenda das insídias do inimigo, que se apresentam a nós sob belas embalagens, chamando a atenção, despertando interesse e sutilmente nos seduz indo e arrastando para longe do Senhor.

Queremos nos abrigar sob o manto de Maria e ostentar orgulhosamente o título de “filho” aguçando todos os nossos sentidos par a entender e acolher Seus conselhos e ensinamentos.
Colocamos em Suas mãos a gratidão pelas graças recebidas nessa semana e sabemos que Ela santificará esse louvor pobre e imperfeito saido de nós para depositá-lo no Coração de Jesus com toda dignidade, como tudo que é tocado por Ela.

Amados irmãos que difícil arte a de administrar o tempo e sincronizar os nossos relógios biológicos ao calendário de Deus! Ora estamos apressados e nos angustiamos com as respostas que esperamos e não chegam , ora nos entristecemos porque o tempo andou mais rápido do que gostaríamos e não o vimos passar –mais ou menos como quando perdemos o trem,o ônibus, o avião...
Em geral estamos ocupados com o momento que está por chegar e deixamos de saborear o minuto presente.
Jesus se comprometeu conosco e disse que estaria ao nosso lado até o fim dos tempos. Mas para desfrutar dessa companhia às vezes é preciso desacelerar e tentar acertar o passo com Ele.
Todos já viram uma “Parada Militar”, um desfile em 07 de setembro ou dias cívico em outros paises, pela tv ou mesmo ao vivo. Quando alguém erra o passo, ele tem que observar à sua volta e se esforçar para retomar sua posição. Ele destoa do conjunto e quanto antes, procura se acertar aos demais, recuperando a harmonia da marcha.
É um pouco isso que acontece com a gente com relação a Jesus. Tropeçamos, esbarramos, atropelamos e só depois de muitas cabeçadas percebemos que nos afastamos Dele, que estamos caminhando há um bom tempo entregues ao piloto automático, no descompasso. Acho mesmo que Jesus não é muito chegado à controle remoto – Ele prefere o metodo à quatro mãos, parceria e se nos afastamos, Ele respeita e entende que estamos dispensando Sua ajuda.
O Pároco “em exercício” da Catedral Militar, Padre Carlos, em uma de suas belas homilias, peguntava a assembléia quanto tempo dedicava à oração pessoal por dia. Oração pessoal compreenda-se como diálogo com o Senhor, falar e silenciar para ouvir a resposta.
Esse tempo de parada técnica abre um espaço para que reflitamos sobre a propria vida, planos, projetos, autocrítica e até redirecionar muitas coisas, fazendo a análise passo a passo, sem deixar embolar e acumular problemas.

Tentamos, por meio dessa mensagem semanal ,gerar o hábito de ir ás Escrituras, acompanhar o tempo estabelecido pela Igreja, com as leituras definidas para esse tempo litugico.
Concentramos em um dia o que foi visto nos sete dias da semana, e com isso não temos a menor pretensão de estar abrangendo toda a riqueza que nos foi oferecida. Mas quem quiser poderá recorrer à Bíblia e fazer uma leitura orante daquele (s) texto(s) de forma mais ampla e completa. E caso isso não aconteça, o Senhor poderá fazer essa sementinha, mesmo em doses tão homeopáticas, se multiplicar e produzir frutos, conforme Sua misericórdia e exuberância em graças.

A tônica atual das leituras tem sido o chamado que recebemos para assumirmos o papel que o Senhor nos confiou na Evangelização.
Começamos com o texto do Livro do Profeta Isaías quando seus lábios são purificados pela brasa do Altar. Deus procura um voluntário para enviar em missão e pergunta: “Quem enviarei? Quem irá pór nós?”
Isaías se apresenta: “Aqui estou.” Sem que Deus tenha explicado o que iria fazer ou dizer, sem intruções ou orientações. Ele simplesmente se entregou.”Envia-me.”
Faça a experiência irmão, pergunte a vários irmãos de comunidade se aceitam assumir um compromisso na Igreja, como por exemplo, fazer leitura em missa, ou receber os fiéis para as celebraçõs, ou fazer um plantão no Santísismo no dia da adoração. Se for uma atividade continuada, mais difícil ainda. Observem quantos motivos serão alegados para justificar os nãos. Quantos Isaías encontraremos?
Como diz o salmista, confiamos nos cavalos e nos exercitos mais do que em Deus. Pensamos que é a capacidade, talento e inteligência de cada um é que possibilita a realização de tarefas e por isso, logo imaginamos que não vamos conseguir.
Quanta tolice! O que o Senhor espera é que ofereçamos os cinco pãe e dois peixes que tivermos (e que Ele mesmo nos deu), para que sejam multiplicados e alimentem o Seu povo. O milagre da multiplicação é Dele, ainda que julgue sua capcidade, talento e inteligênciainsuficientes, ainda assim, confie e ofereça o que tem.
Santa Terezinha dizia que não era preciso fazer grandes coisas e sim poucas, mas com um grande amor.

37“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!” Mt 9,
Destacamos os versículos 37 e 38 do cap 9 do Evangelho de São Mateus, neles Jesus já previne os apóstolos de que há muito trabalho mas poucos estão dispostos a por a mão no arado. Por razões que fogem a nossa pobre compreensão humana, Ele quer que participemos diretamente de todo o Seu projeto de evangelização. E nessa passagem Jesus coloca em nossas mãos a continuidade desse projeto: nós temos a responsabilidade de pedir ao dono da messe mais trabalhadores para a colheita. Noentanto, nos ocupamos muito mais em encontrar defeitos nos padres, religiosos e pessoas consagradas, do que em rezar por eles para que sejam abençoados e cresçam em graça e sabedoria, para o bem de seus ministérios e também para que atraiam mais ovelhas para Jesus. Há muito a construir no Reino de Deus e depende de quanto estamos dispostos a nos comprometer.
Deus conta, em primeiro lugar, com nossa participação, mas não esqueçamos que Ele é o criador de todas as coisas, e se falharmos, como citam as Escrituras, as pedras clamarão!!!
Faça algo nesse instante e reze uma Ave Maria pedindo a Nossa Senhora que faça surgir vocações nas famílias. Afinal é desse berço que brotam os operários de que nos fala Jesus.


1Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar os espíritos maus e de curar todo tipo de doença e enfermidade. Mt 10,
O início do cap 10 de São Mateus narra Jesus delegando poderes aos discípulos para que usassem quando enviados em missão. Eles receberam um talão de cheques assinado por Jesus.
Ficamos encantados quando vemos Deus agir por meio de irmãos, leigos ou consagrados, e participando de retiros e grupos de oração pedimos ao Senhor que derrame Seus dons sobre os presentes.
Mas eu gostaria que olhássemos a vida desse irmãos por um outro ângulo. A quem muito foi dado, muito será cobrado. São muitas as consequências na vida dessas pessoas.
Quem participou de retiros com Padre Jonas, Padre Haroldo, Padre Rufus, Padre Eduardo, Tia Laura, Irmã Rita, e tantos outros que são os pilares da RCC no Brasil, acompanharam a luta desses homens e mulheres. Após uma pregação iluminada e com muitas manifestações do poder de Deus sobre a assembléia, ao final, estafados, ainda eram assediados por pessoas desesperadas, doentes da alma e do corpo, implorando uma oração exclusiva. O que mais vemos em missas de cura e libertação são aqueles que apos a missa, comunhão e até a exposição do Santissimo, não estão satisfeitos e precisam de uma oração especial!
Esses apóstolos do nosso tempo não tem um momento de privacidade e descanso. E agora com o advento da internet e celular, a intimidade fica mais vulnerável .
Por isso e muito mais é que precisamos redobrar nossas orações por eles, para que o Senhor lhes dê forças para não desisitirem, para que saibam como lidar com essas situações.
E para que odono da messe envie mais operários dispostos a se comprometerem com o Senhor.


A liturgia nos brindou com essa palavra de esperança e conforto enviada por intermédio do Profeta Oséias: 8cMeu coração comove-se no íntimo e arde de compaixão. 9Não darei largas à minha ira, não voltarei a destruir Efraim, eu sou Deus, e não homem; o santo no meio de vós, e não me servirei do terror”. Os 11,

Para você irmão, irmã, que passa por uma noite traiçoeira, atormentado por uma culpa, que está se sentindo dominado pela depressão, ou acometida de enfermidade fisica grave, ou ainda que teve uma grande decepção com alguém muito querida, e devido a isso pensa que Deus está distante e alheio a sua dor.
Aproveite hoje, que é o dia que o Senhor lhe deu de presente, leia e repita muias vezes esse versículo onde Deus fala que Seu coração está comovido e cheio de compaixão. Porque é assim que Ele está com ralação a você. Seja qual for a tribulação que está passando, Jesus está sangrando junto com você e com a mão estendida esperando que você aceite Sua ajuda.
Não é hora de combater é hora de abandonar-se nos braços de Jesus, reconhecer sua fragilidade e deixar que Ele faça o qué precisa ser feito. Renda-se simplesmente.



Caríssimos contamos com a intercessão de vocês para juntos elevarmos o nome do Senhor nessa noite de alegria e que possamos ser portadores das bênçãos que foram separadas para esses irmãos que visitaremos hoje, na capela do  RCG.

REZEM REZEM REZEM INTERCEDAM INTERCEDAM INTERCEDAM
BJUS NO CORAÇÃO
JACYRA





Artigo Visto: 1752