- Voltar

QUARESMA - TEMPO DE CONVERSÃO
3Pensai pois naquele que enfrentou uma tal oposição por parte dos pecadores, para que não vos deixeis abater pelo desânimo. 4Vós ainda não resististes até o sangue na vossa luta contra o pecado. Hb 12,
14Procurai a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;15cuidai para que ninguém abandone a graça de Deus. Que nenhuma raiz venenosa cresça no meio de vós, tumultuando e contaminando a Comunidade. Hb 12,
4Jesus lhes dizia: "Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares". 5E ali não pôde fazer milagre algum. Apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos. Mc 6,
11Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: 'O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, Consagrado a Deus'. 12E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. 13Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas". Mc 7, 11 - 13
Caríssimos irmãos,
Abrigados sob o véu de Nossa Senhora, peçamos Sua poderosa intercessão para que recebamos um reforço do alto para vivermos como convém esse Tempo de Quaresma.
É um novo ciclo que se inicia pra nós cristãos. É o tempo propício para tentarmos nos aproximar um pouco mais das verdades pregadas pela religião que abraçamos.
A Quaresma é para nós um revisor de rota, o nosso "gps" espiritual. A Igreja nos propõe uma série de leituras da Sagrada Escritura que, mais do quem em qualquer outro tempo litúrgico, nos conduzem à contemplação profunda da Paixão e Morte de Cristo.
Essa contemplação, para ser fértil, precisa gerar em nós um crescente sentimento de gratidão à Deus. E, à medida que nos tornamos mais íntimos de Jesus, vamos permitindo que Ele assuma o controle de nosso "barquinho". Isso é conversão.
A quaresma tem essa importante função (uma delas...) na vida dos cristãos: provocar conversão, despertar em cada um o desejo de viver as verdades ensinadas por Jesus e submeter-se à Ele sem resevas, conscientes do bem que tudo isso significa para nós.
Não por acaso, o evangelho proclamado na Santa Missa dessa terça-feira põe o dedo numa ferida que insistimos em ignorar: a incoerência na vida espiritual. A forte e atual presença do farisaísmo na comunidade da Igreja.
Ou seja, meu discurso não se ajusta às minhas ações e atitudes.
Nesse texto do Evangelho de Marcos que trouxemos para reflexão no primeiro dia da quaresma, nos mostra até que ponto usamos de ardis para torcermos a "lei" a nosso favor. E, dando interpretações que nos são convenientes, tolamente pensamos que conseguimos ludibriar o coração do Pai.
No caso dessa passagem, extraída do Capítulo 7 de Marcos, Jesus revela os artifícios usados pelos fariseus para descumprir a lei e ainda assim, parecerem respeitá-la..
11Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: 'O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, Consagrado a Deus'. 12E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. 13Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas". Mc 7, 11 - 13
Teremos quarenta dias para analisar o nosso comportamento perante as Leis do Senhor.
Honestamente, com qual personagem você mais se identifica, com o fariseu ou com o publicano?
Até que ponto o resultado dessa análise o inquieta?
Esperamos que o tom de roxo que colore os próximos quarenta dias, não seja apenas uma cor a mais nas vestes litúrgicas.
Que seja sim, o sinal de alerta para acolhermos o chamado que a Igreja nos faz e a partir daí oferecermos a nossa parte para que o Corpo de Cristo, do qual somos parte integrante, possa crescer por meio de nossas orações, penitência e caridade, que são os tres pilares desse rico período.
Diante do recente e, para nós surpreendente, acontecimento na sede da Igreja Católica Apostólica Romana, nos sentimos na obrigação de fazer um breve comentário lançando mão da vida dos Santos, uma vez que seria ousadia demais de nossa parte emitir qualquer juizo.
Acho saudável e oportuna fazermos uma releitura de uma das visões proféticas de Dom Bosco. Esse Santo a quem tanto amamos e admiramos e que tem tudo a ver com nossa cidade.
Dom Bosco antevê a Igreja sendo fortemente atacada. Em sua visão a Igreja era representada por uma grande embarcação e muitos navios à sua volta, com armas diversas, investiam contra ela com o intuito de fazê-la naufragar. Durante o combate o Papa é abatido e morto e logo outro assume o comando. A embarcação retoma o curso e alcança os dois pilares que lhe devolvem a segurança e vencem os inimgos. Que pilares são esses? A Eucaristia e a Virgem Maria!
Diante dessa visão gostaria de dar uma sugestão e ao mesmo tempo fazer um convitea vocês amados irmãos de caminhada e passagerios da Barca de Pedro:: intensifiquemos nossas orações e penitências em favor da escolha do próximo Papa e para que o Senhor envie a consolação que Sua Santidade Bento XVI necessita no momento.
Em meu coração, me sinto no dever de me dirigir a vocês, amados irmãos, para dizer que NÃO é o momento de aceitarmos provocações ou nos deixarmos contaminar por ilações e especulações diversas que forçosamente irão surgir a respeito dos motivos que levaram o Santo Padre a tomar a decisão que tomou.
É hora de silenciar e rezar, de oferecer penitência e sobretudo ações de graças ao Senhor para que o Espírito Santo encontre entre todos os responsáveis pela eleição do novo Papa, a docilidade e serenidade necessárias para que seja Ele e somente Ele a guiar essa escolha.
A nossa parte nessa fase de transição que ora vivemos é nos voltarmos para esses dois pilares que dão segurança à Barca de Pedro: a devoção à Virgem Maria e a assiduidade à Eucaristia.
Deixo aqui dois links caso queiram ler na ítegra a Visão Profética de Dom Bosco a respeito da Igreja:
http://www.segundavindadejesus.com.br/Pagina/35/SONHOS-PROFETICOS-DE-DOM-BOSCO
http://www.fimdostempos.net/dombosco3.html
Além da passagem do Evangelho de Marcos que mencionamos nessa reflexão, deixei mais outras passagens para serem meditadas, o que espero que o façam individualmente para uma futura partilha no grupo.
REZEM REZEM REZEM INTERCEDAM INTERCEDAM INTERCEDAM
Beijos no coração
JACYRA