Terço em Família




Cantinho da Catequese
  • Voltar






02/07/2013
O FILHO DO HOMEM SERÁ ENTREGUE




HOMILIA PADRE ESAUL

HOMILIA “ O Filho do Homem vai ser entregue”

PADRE ESAUL

Hoje, o Evangelho traz-nos dois ensinamentos de Jesus que estão estreitamente ligados um ao outro. Por um lado, o Senhor ensina  "o matarás e ao terceiro dia ressuscitará." (Mc 9, 31). É a vontade do Pai para Ele: por isso veio ao mundo; assim nos vai libertar da escravidão do pecado e da morte eterna; desta forma Jesus nos fará filhos de Deus. A entrega do Senhor até ao extremo de dar a sua vida por nós, mostra a infinidade do Amor de Deus:um Amor sem medida, um Amor que não se importa de se baixar até a loucura e ao escândalo da Cruz.

Parece aterrador ouvir a reação dos Apóstolos, ainda demasiado ocupados em se contemplarem a si próprios e esquecendo-se de aprenderem com o Mestre: " Não entendiam o que dizia"( Mc 9, 32), pois pelo caminho iam discutindo qual deles seria o maior e, se por acaso lhes falasse, não se atreviam fazer-lhe nenhuma pergunta.

Com delicada paciência, Jesus acrescenta: devemos tornar-nos último e servidores de todos. Devemos acolher o simples e o pequeno, pois assim iríamos as portas ao próprio Deus. É como um programa de vida para ir caminhando.

Assim o explica com toda clareza o Santo Cura d'Ars, João Baptista Maria Vianney: "Cada vez que podemos renunciar à nossa vontade para fazer a dos outros, sempre que esta não esteja contra lei de Deus, conseguimos méritos que apenas Deus conhece". Jesus ensina-nos com as suas palavras, mas, sobretudocom as suas obras. Aqueles Apostolos, no princípio duros em aprender, depois  da Ressurreição, seguirão as impressões do seu Senhor e do seu Deus. E acompanhados por Maria Santíssima, se tornarão cada vez menores para que Jesus cresça neles e no mundo.





Artigo Visto: 2473